A Falecida
O GRUPO
A Companhia Theatral Inspiração Rodrigueana nasceu do desejo de um grupo de atores: mostrar seu trabalho. Como o nome indica, a inspiração para isso foi a obra de Nelson Rodrigues, o qual completou cem de nascimento em 23 de agosto de 2012.
O caminho inicial escolhido foi o de leituras dramatizadas de textos teatrais. As apresentações ocorrem com cenário, figurino, movimentação do elenco, trilha sonora, iluminação (sempre que possível) e tudo que se espera de uma montagem teatral. A única diferença é que os atores estarão com os textos na mão.
A companhia tem como núcleo a atriz Vera Monteiro e os atores Sacha Rodrigues, Marco Moreira, Ronalth Abreu, Walmir Barbosa e Yuri Calandrino. A primeira apresentação aconteceu em 24 de novembro de 2012, com Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, no teatro Dalva de Oliveira da FAMAD (Fundação Amélia Dias). A direção foi de Sacha Rodrigues. A segunda apresentação deu-se no mesmo local no dia 13 de abril de 2013, com outra obra de Nelson Rodrigues, A Falecida, com direção de Marco Moreira.
Outras montagens virão, com textos de Nelson e de outros autores.
A FALECIDA
Oitava peça teatral de Nelson Rodrigues, A Falecida estreou em 5 de maio de 1953, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Portanto, o ano de 2013 marca os sessenta anos de sua estreia.
Zulmira é uma mulher de classe média baixa, moradora da Zona Norte do Rio de Janeiro. Seu marido, Tuninho, está desempregado e passa o tempo discutindo futebol. Desconfiando de que está tuberculosa e não vendo perspectiva de melhora em sua vida vazia, Zulmira aspira a um enterro de luxo. A trama caminha para um final inesperado.
A EQUIPE
Elenco:
Bruno Valente
Carlos Comério
Cláudio Egidio Hudolph
Douglas Moura
Eduardo de Moraes
Inês Zava
Juliana Lima
Mario Gigante
Monica Magnani
Rodrigo Spiguell
Ronalth Abreu
Sacha Rodrigues
Yuri Calandrino
Direção: Marco Moreira
Assistente de direção: Vera Monteiro
Produção: Sacha Rodrigues
Cenário, figurino e adereços: Vera Monteiro e Cláudio Egidio Hudolph
Trilha sonora: Caio Maia
Iluminação: J. A. Protasio
Cartaz: Tony Zanon